Não é só no verão se perde água. O corpo precisa estar hidratado para as funções vitais funcionarem corretamente
É inverno e o tempo seco atinge muitas partes do Brasil, unindo o "frio ao desagradável". Como nas baixas temperaturas as pessoas tendem a ficar mais recolhidas dentro de ambientes fechados, muitos se esquecem de beber água ou sucos para se hidratar. E a falta desse bom hábito faz muito mal.
Embora não se perca tanta água como no verão, a pouca ingestão no inverno faz com que as pessoas fiquem até mesmo mais inchadas, o que pode interferir na pressão arterial. Estudos mostram que, quando a pessoa não se hidrata corretamente, o organismo, como forma de compensação, tende a reter sódio para manter o mesmo volume de água no corpo, o que eleva a pressão arterial.
O corpo fala
Não é preciso sentir sede para beber água. Manter uma garrafa de água na mesa de trabalho é uma boa dica para burlar a preguiça de ir até o filtro.
Os sinais de que o corpo está desidratado incluem: língua fica seca, prisão de ventre, febre, taquicardia, sonolência repentina e até mesmo dificuldade de equilíbrio.
Reforce o seu cardápio e seu sistema imunológico para ficar longe das doenças oportunistas do tempo frio
Uma alimentação equilibrada, composta por frutas, legumes, verduras e grãos integrais, reforça o sistema imunológico e deixa o organismo mais resistente a vírus e bactérias. “Probióticos favorecem a imunidade de forma geral e alimentos ricos em vitamina C, em especial, previnem as doenças de inverno”, atesta o nutrólogo João César Castro Soares, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Portanto, antes de ficar doente, faça mudanças no cardápio. “Reavalie sua dieta e seu estilo de vida para que seu corpo fique suscetível aos vírus”, aconselha a nutricionista Bruna Murta, da Rede Mundo Verde.
saude.ig.com.br/minhasaude
https://www.alienado.net/receitas-infaliveis-para-emagrecer/